Em 2 documentos anteriores mencionei o gráfico de barras e o gráfico de linhas
Comparado a esses 2 grupos o 'gráfico de cascata' é muito menos utilizado. A função do 'gráfico de cascata' é exibir valores sequenciais de uma dimensão/dado de maneira que todas essas 'exibições somadas' dão o total.
No gráfico acima podemos notar o faturamento mês a mês dando um total no final. Note que as colunas 1 a 12 são os meses e a coluna azul é o total, bem destacada.
Portanto o uso desta visualização é destinada a exibir valores parciais e um total no final.
Os gráficos de coluna e barra tinham gráficos similares. A partir da visualização 'gráfico de cascata' os visuais são únicos, sem similares e seu uso também é assim, muito específico, somente em raras ocasiões podemos usar eles.
Este gráfico tem um eixo x chamado de 'Categoria'. O eixo y não tem novidades. Utilizando o eixo x e y temos a utilidade básica deste gráfico.
Neste exemplo precisaremos de uma fonte de dados. Sugiro baixar a mesma que usei como esse exemplo.
Base de dados de Veículos - Clique aqui para fazer o download
• 1-Abra o power-bi desktop.
• 2-Importe a base de vendas. Base de dados de Vendas de Veículos - Clique aqui para fazer o download
Para que o gráfico tenha um visual decente vamos criar uma coluna mês que fará uma divisão na dimensão 'preço' pelo 'mês do ano'
• 3- Vamos usar uma coluna de dados chamado mês que será o mês do campo Data dos dados de exemplo. Vá em 'Exibição de dados' ( à esquerda da tela, segundo item )
• 4- No menu na parte superior da tela clique no item 'Nova Coluna'
• 5- Na fórmula copie o seguinte : Mes = MONTH(vendas[DATA]).
No caso 'Mes' é o nome da coluna que desejo acrescentar, MONTH é a função que pega o Mês de um campo tipo data, vendas é a tabela de dados e
vendas[DATA] é o campo Data da tabela de vendas. Portanto será criada uma coluna chamada Mês baseada na data do campo Data da tabela Vendas.
• 6- Arraste o 'Gráfico de cascata' para a área de trabalho.
• 7- Arraste o campo Mês da tabela Vendas para o Categoria ( que seria o Eixo X do gráfico)
• 8- Arraste o campo Preço da tabela Vendas para o Eixo Y do gráfico.
Veja o gráfico...deve ser semelhante ao exibido acima.
Percebeu algum problema ?
Veja que o eixo x foi ordenado utilizando os dados da coluna data da tabela de vendas e não como a gente gostaria, de 1 a 12 representando os meses do ano.
Para corrigir o problema clique nos 3 pontinhos no canto superior direito do gráfico, Selecione o último item 'Classificar Eixo', Selecione 'Mes' e logo abaixo verifique se está na ordem correta, ou seja, 'Classificar em Ordem Crescente'. Agora seu gráfico deve ser como o exibido acima.
Às vezes quanto melhor a ferramenta mais difícil de perceber o erro fica. Observe com carinho o gráfico e veja se consegue notar algum problema.
Note que cada mês exibido soma as vendas daquele Mês em todos os anos de dados. Dizemos que a granulação do eixo usada para fazer a divisão não é única.
Indo na 'Exibição de dados' (à esquerda da tela, segundo item de baixo para cima ), no campo data temos os anos de 2013 a 2020 portanto a coluna Mês tem a
somatória das vendas referentes a esse mês em todos esses anos. Esse é um problema de usar um conceito que se repete em uma tabela.
Como mencionei acima no eixo x do gráfico termos os meses e o cálculo feito para dar o valor das colunas foi a somatória do mês x em todos os anos. Precisaríamos fazer um filtro de ano para exibir o gráfico corretamente mas minha intenção é exibir o gráfico correto com todos os dados, de uma só vez.
No gráfico errado acima temos a coluna mês da tabela de vendas no campo categoria do gráfico e o campo preço da tabela de vendas no eixo x do gráfico. O erro é na coluna mês que não está 'associada' ao dado ano.
Uma opção de correção é filtrando o ano que desejamos exibir. No Power-BI desktop abra a janela 'Filtros' e no campo 'Filtros nesta página' arrastar o campo ano da tabela de vendas.
No meu caso eu quero exibir apenas o último ano de dados, ou seja, 2020.
No campo 'Tipo de Filtro' selecionar 'Filtragem Avançada'. No campo 'Mostrar os itens quando o valor' selecione 'é maior ou igual a' e na caixa em branco logo abaixo digite o ano, 2020. Não esqueça de clicar em 'Aplicar o Filtro' senão sua modificação será jogada fora. Feito isso você verá as vendas do mês 1 a 6 do ano de 2020 que são os últimos dados da tabela.
No exemplo acima vimos que nem sempre ter os dados significa ter um bom ou correta visual ou a correta representação dos dados. Toda visualização tem sua regra de utilização e isso dita seus limites. As vezes um simples redimensionamento do tamanho do gráfico faz um belíssimo gráfico ficar péssimo porque ao ajeitar os itens o Power-BI errou feio no posicionamento de alguns itens do gráfico simplesmente porque não havia espaço para exibir a informação do jeito que ele foi instruído para fazer por default. Mas fique tranquilo que sempre há um jeito melhor de fazer a coisa...é só pensar.
Um conselho...sempre bata os resultados quando a audiência ( interessados ) forem importantes. Um erro e pode significar sua demissão. Bata o dado exibido no gráfico com a tabela de dados. Por exemplo, ao passar o mouse sobre o gráfico é exibido a 'dica de ferramenta' que normalmente exibe o valor do item no gráfico. Bata este valor com a tabela...com isto você teria no problema acima uma confirmação do erro.